Primeira carga do smartphone Android: mitos e verdades
Não existe nada mais difícil do que mudar uma ideia pré-concebida. Refiro-me neste caso às baterias. Existem muitas lendas urbanas sobre a melhor maneira de conservar as baterias em geral e as baterias de smartphones em particular, especialmente durante a primeira carga do dispositivo. Decidi neste artigo separar as verdades dos mitos.
O problema se deve à grande variedade de tipos de baterias que existem no mercado. Cada uma deve ser usada de forma diferente, e não aplicando um conjunto padronizado de instruções para todas. Os elementos que as formam são diferentes, e por isso devemos tratá-las de maneira diversa. Basicamente existem dois tipos de baterias:
Níquel (Ni-Cd e NiMh): costumam ser as típicas pilhas cilíndricas recarregáveis, e sofrem com o chamado efeito memória;
Lítio (Li-ion, íon de lítio): usadas na telefonia móvel, são o tipo-padrão de baterias para smartphones. Elas não sofrem com o efeito memória.
A seguir, portanto, falaremos apenas das baterias de Lítio, que são as usadas nos nossos dispositivos Android.
Primeira carga: tenho de carregar toda a noite?
Não é aconselhável deixar uma bateria de Li-ion mais tempo do que o necessário carregando. Apesar de os smartphones modernos terem um circuito integrado que interrompe a carga e controla a temperatura do dispositivo, sempre é bom desconectá-lo quando a carga estiver terminada.
A primeira carga deve ser até 100%?
Não necessariamente. O melhor é ter bateria suficiente para poder realizar as atualizações e ajustar as configurações pela primeira vez no seu smartphone, mas desconectá-lo da tomada antes que chegue a 100% de carga não irá danificar a bateria ou reduzir a sua duração.
Preciso descarregar o smartphone por completo para carregar de novo?
Não. As baterias de Li-ion não podem chegar a 0 de carga, do contrário serão danificadas. O melhor é carregar sua bateria quando o smartphone indicar (entre 10 e 5% de carga).
Quantas vezes posso recarregar meu smartphone?
Ninguém sabe. Todas as fabricantes costumam fornecer o mesmo dado: mais ou menos 1.000 ciclos de carregamento. Se notar que a sua bateria dura bem menos do que antes, chegou a hora de trocá-la. Independentemente das recargas, as baterias de lítio perdem uma média de 20% da capacidade por ano, mesmo que você tome todos os cuidados e siga todas as intruções acima.
O que posso fazer para manter a minha bateria em bom estado?
Carregue o seu Android sempre que ele indicar, e o quanto antes melhor. Mantenha-o distante de fontes de calor, pois temperaturas superiores a 40º podem deteriorá-la. A temperatura ideal para uso fica entre 12º e 30º. Para saber mais dicas e conhecer melhor a bateria do seu smartphone, acesse o artigo abaixo:






Obrigado pelo esclarecimento, tinha algumas d um duvidas sobre meu smarthphone
ResponderExcluir